Como será o II Fórum - II FGELDEA: um fórum em três etapas
Na primeira etapa (10 de julho, no Cemepe), que contou com a participação de representantes das coordenações dos grêmios
estudantis, foram levantadas demandas consideradas pelos grêmios como
relevantes no cotidiano escolar.
Numa segunda etapa, as demandas serão agrupadas
por eixos temáticos e cada escola discutirá em minifóruns, um eixo temático a
partir do interesse dos estudantes de cada instituição. Para tanto, o NAE dará
suporte pedagógico infraestrutura para professores(as) orientadores(as) e
coordenadores(as) dos Grêmios Estudantis durante o planejamento do minifórum em
cada escola. Ao final de cada minifórum, os coordenadores dos grêmios deverão
elaborar um relatório contendo as discussões e propostas instituídas pelos
estudantes.
A terceira etapa do fórum será realizada por
meio de minifóruns nos polos Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro, tendo como
referência os relatórios elaborados nos minifóruns de cada escola.
Escolas sediarão segunda etapa do fórum
Para instituição do trabalho em cada polo, será
escolhida uma escola para sediar as discussões da região e, também uma equipe
intergrêmios que será responsável pela elaboração do relatório do polo. O II Fórum GELDEA, como um espaço para a socialização das
experiências dos grêmios de cada escola e dos saberes adquiridos por meio
dessas experiências, estabelece entre os grêmios um caráter de permanente
discussão a respeito da promoção de uma educação de qualidade e do bem estar
dos(as) estudantes. Assim, o fórum tem como prioridade a efetivação do direito
dos(as) alunos(as) a aprender e ensinar desde a primeira etapa do ensino fundamental.
Plenária final
A plenária final contemplará todas as
discussões e demandas propostas nos minifóruns. E, nestas discussões, tanto
estudantes quanto professores(as) e equipe gestora serão convidados a delinear,
juntos, planos que fomentem a ideia de participação dos(as) alunos(as) no
processo de aprendizagem. Um dos objetivos principais é acabar com a distinção
entre espaço de discussão para professores(as) e para alunos(as), de modo que,
juntos, pensem uma melhor forma de qualificação do(a) estudante. Na
oportunidade, serão elaboradas propostas relacionadas às demandas detectadas
nas escolas municipais. Tais propostas serão sistematizadas em um relatório que
será encaminhado para as Secretarias Municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário