“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.” (Herbert de Souza)

O Projeto

Grêmios Estudantis Livres pelo Direito de Ensinar e Aprender”



Por entender que a educação deve ser gestada na perspectiva democrática, o Núcleo de Assuntos Estudantis do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais – NAE/CEMEPE/SME/PMU considera fundamental a participação efetiva dos estudantes no processo de pensar e organizar a educação na cidade de Uberlândia. Sendo assim, o referido núcleo vem promovendo ações com vistas a estimular a criação dos grêmios estudantis livres pelo direito de ensinar e aprender, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, por meio de visitas às escolas, reuniões com diretores(as) e oficinas com os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, no decorrer de 2013, realizou um trabalho com 19 escolas municipais urbanas visando à formação cível e política da comunidade escolar envolvida.

Assim, em cada uma destas escolas foi constituído o Conselho de Representantes de Turma – CRT, a partir do voto dos discentes. Estes representantes de turma passaram por um processo de formação inicial e tiveram importante papel na mobilização de sua comunidade escolar para a instituição dos grêmios, com a composição da comissão pró-grêmio.

No mês de novembro de 2013, foi realizada a eleição da coordenação do grêmio, em cada unidade escolar envolvida no projeto. Estas eleições foram 100% informatizadas, utilizando-se, nos Laboratórios de Informática da Rede, um software específico para tal. Os estudantes destas escolas tiveram a oportunidade de realizar um autêntico exercício de cidadania, desde a observação das regras eleitorais, à campanha e finalização do pleito.

Agora, chegou o momento da solenidade de posse simbólica de posse dos (as) Coordenadores (as) dos Grêmios Estudantis Livres pelo Direito de Ensinar e Aprender. O evento acontecerá dia 26/02/14 - quarta-feira – 16h, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais – Cemepe, situado à Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 – B. Brasil.

Nenhum comentário: