“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.” (Herbert de Souza)

II Fórum - FGELDEA

Como será o II Fórum  -  II FGELDEA: um fórum em três etapas


Na primeira etapa (10 de julho, no Cemepe), que contou com a participação de representantes das coordenações dos grêmios estudantis, foram levantadas demandas consideradas pelos grêmios como relevantes no  cotidiano escolar. Estamos sistematizando o material utilizado e em breve divulgaremos.

Numa segunda etapa, as demandas serão agrupadas por eixos temáticos e cada escola discutirá em minifóruns, um eixo temático a partir do interesse dos estudantes de cada instituição. Para tanto, o NAE dará suporte pedagógico infraestrutura para professores(as) orientadores(as) e coordenadores(as) dos Grêmios Estudantis durante o planejamento do minifórum em cada escola. Ao final de cada minifórum, os coordenadores dos grêmios deverão elaborar um relatório contendo as discussões e propostas instituídas pelos estudantes.

A terceira etapa do fórum será realizada por meio de minifóruns nos polos Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro, tendo como referência os relatórios elaborados nos minifóruns de cada escola.


Escolas sediarão segunda etapa do fórum

Para instituição do trabalho em cada polo, será escolhida uma escola para sediar as discussões da região e, também uma equipe intergrêmios que será responsável pela elaboração do relatório do polo. O II Fórum GELDEA, como um espaço para a socialização das experiências dos grêmios de cada escola e dos saberes adquiridos por meio dessas experiências, estabelece entre os grêmios um caráter de permanente discussão a respeito da promoção de uma educação de qualidade e do bem estar dos(as) estudantes. Assim, o fórum tem como prioridade a efetivação do direito dos(as) alunos(as) a aprender e ensinar desde a primeira etapa do ensino fundamental.  

Plenária final

A plenária final contemplará todas as discussões e demandas propostas nos minifóruns. E, nestas discussões, tanto estudantes quanto professores(as) e equipe gestora serão convidados a delinear, juntos, planos que fomentem a ideia de participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem. Um dos objetivos principais é acabar com a distinção entre espaço de discussão para professores(as) e para alunos(as), de modo que, juntos, pensem uma melhor forma de qualificação do(a) estudante. Na oportunidade, serão elaboradas propostas relacionadas às demandas detectadas nas escolas municipais. Tais propostas serão sistematizadas em um relatório que será encaminhado para as Secretarias Municipais. 

Nenhum comentário: