“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.” (Herbert de Souza)

11 de março de 2014

Módulo 1 do curso: O papel do grêmio estudantil na gestão da escola democrática

Módulo 1: Direitos humanos: em discussão, os rolezinhos


Olá! estamos começando o primeiro módulo do nosso curso: O papel do grêmio estudantil na gestão da escola democrática". 

Neste módulo, você lerá o texto, assistirá o vídeo e depois abrirá o formulário para fazer a primeira atividade. Se tiver dúvida em relação ao significado de alguma palavra, clique aqui para pesquisar no dicionário.

De acordo com a antropóloga Rosana Pinheiro Machado, rolezinho "é a ocupação de um templo do consumo. O objetivo é justamente o consumo. Tudo começou como distração e diversão: se arrumar, sair, se vestir bem. Existe toda uma relação com as marcas e com o consumo, num processo de afirmação social e apropriação de espaços urbanos. Ir ao shopping é se integrar, pertencer à sociedade de consumo". 

Texto: Marcas de grife têm vergonha de seus clientes mais pobres.

Texto: O rolezinho é bom para pensar o Brasil

Texto: Etnografia do rolezinho

Assista o vídeo: 


Vídeo 1 - Rolezinho e rolezeiras: como pensam as meninas

Vídeo 2 - Rolezinho no shopping Itaquera

Observe no no vídeo acima, que relação vc faz entre o rolezinho e a disponbilização de espaços para o lazer dos jovens da periferia.

Leia os comentários que os internautas fizeram abaixo do vídeo postado no youtube. Como você se posiciona frente a estes comentários? Você concorda com eles? Por quê?

Vídeo 3 - Ver 

Vídeo 4 - Ver

Agora que você já leu o texto e assistiu ao vídeo, responda à atividade abaixo e ao final clique em ENVIAR.

Nenhum comentário: